O primeiro Simpósio Mundial de Dados da IATA destaca a importância da colaboração na utilização de dados para transformar a aviação
A Associação de Transporte Aéreo Internacional (IATA) concluiu com sucesso seu primeiro Simpósio Mundial de Dados (WDS), destacando a importância dos dados, da tecnologia e da segurança cibernética no futuro da aviação.
Durante o evento, foi identificado que o uso intensivo de dados, com o apoio de inteligência artificial e análise preditiva, pode melhorar a eficiência, a experiência do ageiro e a sustentabilidade da indústria.
A colaboração entre os participantes do setor é crucial para estabelecer estruturas claras de propriedade de dados, investir em novas soluções e atrair talentos. Além disso, a inovação tecnológica, com o uso de computação em nuvem, automação e identidade digital, já tem mostrado benefícios na redução de custos e na melhoria da eficiência, sendo necessário modernizar os padrões e integrar soluções para uma experiência mais fluida ao ageiro.
A segurança cibernética também foi enfatizada, pois o aumento do uso de tecnologia exige proteção robusta da infraestrutura crítica e da integridade dos dados. Kim Macaulay, diretora de informações e dados da IATA, ressaltou que o simpósio mostrou o grande potencial da colaboração no setor, criando oportunidades para aprimorar as experiências de viagem e remessa.
Com relação às áreas de foco do WDS - dados, tecnologia e segurança cibernética -, a IATA revelou os resultados de três programas de prova de conceito (PoC, na sigla em inglês) trabalhados com empresas que fazem parte do Programa de Parcerias Estratégicas da IATA:
Processo de aceitação de carga: O PoC demonstrou a eficiência do uso de um modelo de linguagem ampla (large language model ou LLM, na sigla em inglês) para gerenciar a conformidade regulatória no processo de aceitação de carga aérea. Também proporcionou benefícios mais amplos em termos de redução de desperdício, otimização do espaço de carga, maior satisfação do cliente e redução de desperdício/perda. De forma mais ampla, o PoC mostrou como os LLMs têm o potencial de apoiar a conformidade regulatória no setor de transporte aéreo.
Integração de agências: este PoC analisou como o uso da identidade digital pode reduzir o tempo e o esforço necessários para integrar novos agentes, reduzindo o potencial de fraude. Ao implementar credenciais de identificação digitais de funcionários da agência, o processo de integração pode ser automatizado, vinculando os perfis da agência ao o do agente sem problemas. Essa estrutura garantirá uma verificação de identidade segura e confiável, reduzindo significativamente o tempo e o esforço de integração de sete dias úteis para sete segundos.
Direitos do ageiro: Este PoC analisou como as credenciais de identidade digital (armazenadas como credenciais virtuais em uma carteira digital em seu telefone celular) para viajantes poderiam ser combinadas para automatizar processos como o ao lounge e a bordo. Isso considerará a identidade do ageiro, a classe de viagem, os direitos do programa de fidelidade e as compras auxiliares. Embora se espere que leve algum tempo para acostumar os viajantes ao uso de credenciais de identidade digital, há um tremendo potencial para simplificar o aporte regulatório e outras verificações de identidade.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 06/03/2025, às 19h49
+lidas