AERO Magazine
Busca

ageiro para Carga

Embraer avança em programa de conversão de E-Jets

Embraer 190 e 195 convertidos de ageiros para carga poderão transportar até 12.300 quilos


Embraer 190 em processo de conversão em São José dos Campos - Reprodução/Embraer
Embraer 190 em processo de conversão em São José dos Campos - Reprodução/Embraer

A Embraer informou hoje (5), que está progredindo no programa de conversão de E-Jets usados originalmente para o transporte de ageiros em cargueiros. 

O projeto lançado em março do ano ado, permite que aviões como o E190 e E195 de primeira geração, sejam transformados em cargueiros com capacidade para transportar respectivamente 10.700 e 12.300 quilos em carga útil, com alcance de 3.723 km e 3.000 km.

"Nosso programa de conversão de E-Jets está progredindo sem problemas e dentro do cronograma", diz a Embraer em publicação nas redes sociais.

Após a conversão, os aviões receberão a designação E190F e E195F. A primeira aeronave do programa foi recebida em fevereiro deste ano, com entrega programada para meados de 2024.

Todo o processo de modificação é realizado nas instalações da Embraer em São José dos Campos, no interior de São Paulo. 

As modificações incluem uma porta lateral para o de containers no padrão ULD, instalação do sistema de manuseio de carga; reforço do piso principal; implementação da barreira de carga rígida (RCB); barreira 9G com porta de o; sistema de detecção de fumaça de carga; alterações no sistema de gestão do ar; remoção de interior e provisões para transporte de materiais perigosos. 

Com os primeiros E-Jets saindo das operações comerciais de ageiros depois de dez anos, a conversão prolongará a vida útil das aeronaves por até 15 anos, e incentivará a substituição por outras mais eficientes, mais sustentáveis e mais silenciosas.

Os E190F e E195F fornecerão novas soluções logísticas e vão agilizar as entregas do comércio eletrônico, que necessitam de operações descentralizadas.

A Embraer estima que o mercado necessitará de cerca de 700 E-Jets cargueiros nas próximas duas décadas, com destaque para o mercado chinês que precisará de 240 cargueiros desse porte, o equivalente a 34% do total global.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 05/09/2023, às 13h45


Mais Notícias