AERO Magazine
Busca

Aeroporto

Novo terminal de Congonhas começa a ser construído

Aena inicia construção do novo terminal de Congonhas, com entrega prevista para junho de 2028


Obras incluem a demolição de hangares antigos, revitalização de áreas tombadas e melhorias operacionais - Aena Brasil/Divulgação
Obras incluem a demolição de hangares antigos, revitalização de áreas tombadas e melhorias operacionais - Aena Brasil/Divulgação

A Aena Brasil iniciou a construção do novo terminal de ageiros do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A entrega da obra está prevista para junho de 2028, segundo o diretor-executivo da concessionária, Kleber Meira.

As obras começaram com a demolição de antigos hangares, preservando e revitalizando as áreas tombadas do aeroporto. Parte do terminal atual já ou por reformas, incluindo a entrega de novos espaços como a sala VIP, banheiros modernizados, um ponto de apoio para motoristas de aplicativos no subsolo e a operação de ônibus elétricos para o transporte de ageiros.

A ampliação da chamada "sala remota", localizada no piso inferior do terminal, também está em andamento e deve ser concluída até o fim do primeiro semestre de 2025.

No primeiro ano de gestão da Aena em Congonhas, a concessionária promoveu melhorias em diversas frentes operacionais. Entre as ações realizadas estão a repavimentação das pistas de taxiamento, solucionando problemas de afundamento recorrentes, a pintura e sinalização das áreas de manobra e estacionamento de aeronaves, além de investimentos em equipamentos de segurança, iluminação e modernização da frota de ônibus que atende os ageiros.

Erramos: Diferentemente do informado anteriormente, Kleber Meira é diretor-executivo do Aeroporto de Congonhas, e não CEO da Aena Brasil. O conteúdo já foi corrigido.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 29/04/2025, às 08h44


Mais Notícias