Novo centro da CAE em Viena inicia operações com simulador G550 e prevê expansão para até nove simuladores, incluindo modelos Bombardier e Pilatus
A CAE iniciou as operações do seu novo centro de treinamento em Viena, na Áustria, marcando sua primeira instalação voltada à aviação de negócios na Europa Central. A inauguração contou com a recepção do primeiro cliente, Alexander Vagacs, presidente da Avcon Jet, companhia austríaca com frota de 100 aeronaves.
Com 750 metros quadrados, o CAE Vienna entra em operação com um simulador de voo completo (FFS, na sigla em inglês) do Gulfstream G550 e já tem a instalação de um FFS do Pilatus PC-24 prevista para o segundo semestre de 2026.
O centro será ampliado gradualmente, devendo comportar até nove simuladores. Entre os próximos modelos a entrarem em operação estão o Bombardier Global 7500 (junho), o Global Vision e o Embraer Phenom 100/300 (verão europeu), e o Bombardier Challenger 3500 (outubro de 2025).
A unidade em Viena complementa os serviços de treinamento de pilotos e técnicos de manutenção já oferecidos pela empresa em Burgess Hill, Reino Unido. De acordo com Alexandre Prévost, presidente da divisão de aviação executiva da CAE, o novo centro proporcionará uma experiência de treinamento com foco em ibilidade para operadores da região.
Além da formação de pilotos, o CAE Vienna oferece treinamento técnico para mecânicos de manutenção aeronáutica, incluindo cursos especializados em aviônicos, táxi e operação de motores, e desenvolvimento profissional. As formações podem ser ministradas no próprio centro ou nas instalações dos operadores.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 22/05/2025, às 12h00
+lidas