AERO Magazine
Busca

Indústria

Mitsubishi e Yamaha testam drone híbrido de médio porte

Mitsubishi Heavy Industries e Yamaha Motor realizam teste de voo de drone híbrido capaz de transportar 200 kg por até 200 km


Protótipo será exibido na Japan Drone 2025 e pode ampliar a autonomia de operações logísticas em áreas remotas - Mitsubishi Heavy Industries
Protótipo será exibido na Japan Drone 2025 e pode ampliar a autonomia de operações logísticas em áreas remotas - Mitsubishi Heavy Industries

A Mitsubishi Heavy Industries e a Yamaha Motor anunciaram hoje (22), que conduziram um teste de voo com um drone de médio porte, capaz de transportar até 200 quilos.

O modelo experimental é equipado com uma unidade de geração de energia compacta e leve, desenvolvida pela Yamaha Motor, e integra um sistema de propulsão híbrido com o objetivo de ampliar sua autonomia para até 200 quilômetros. O sistema híbrido do drone combina a geração de eletricidade por motor a combustão com a propulsão elétrica dos rotores.

O projeto é fruto de uma parceria firmada entre as duas empresas em março de 2024, com foco no desenvolvimento de um VANT (veículo aéreo não tripulado) híbrido que combine a experiência da MHI na fabricação de aeronaves com as tecnologias de motores de alta potência da Yamaha, aplicadas tradicionalmente em veículos de duas e quatro rodas.

O teste de voo foi realizado em meados de abril nas instalações de pesquisa da MHI, no Japão. Durante a avaliação, o protótipo conseguiu realizar sua primeira decolagem com sucesso. O modelo será apresentado ao público entre os dias 4 e 6 de junho, na Japan Drone Expo, no centro de convenções Makuhari Messe, em Chiba, nos arredores de Tóquio.

De acordo com as empresas, o VANT híbrido possui capacidade para operar com dois sistemas: bateria, com alcance de até 15 quilômetros, e híbrido, com autonomia planejada de até 200 quilômetros. O drone mede aproximadamente seis metros de comprimento e pode ser transportado por caminhão até pontos de decolagem e pouso.

A iniciativa planeja viabilizar o uso de drones de médio porte em operações de transporte de cargas, especialmente em áreas de difícil o, como ilhas remotas e regiões montanhosas. A expectativa é que esses VANT possam ser empregados para o envio de suprimentos em situações de emergência, como desastres naturais, bem como no apoio logístico a obras de infraestrutura em locais isolados.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 22/05/2025, às 09h02


Mais Notícias